Especial sobre Bleach

Bleach: A origem da série! 

"Olá. Você está segurando agora o primeiro volume de BLEACH. Eu dei muito duro escrevendo ele. Por favor, cuide bem dele." - Kubo Tite.



          A série, antes de mais nada, é do gênero Shonen. Conta a história de um garoto que podia interagir com espíritos e que em um dia normal acaba por ter de optar entre deixar que sua família morresse ou aceitar se tornar um Shinigami. Com muito humor, ação e ótimas lições sobre persistência, Bleach tentava trilhar o seu caminho no mercado de mangás japonês.

A primeira apresentação de Bleach para a publicação na Shonen Jump foi recusada. A editoria da revista alegava que a obra era muito parecida com o atual mangá que fazia sucesso na época: YuYu Hakushô. Por esse motivo, eles não publicariam a obra.
Kubo Tite, então, apresentaria um outro título para a revista, Zombie Powder, que foi veiculado na edição número 34 da Shonen Jump. Mas o destino não parecia estar a seu favor. Após a publicação do quarto volume, a série foi cancelada. Mas isso não mudava o fato de Kubo, naquele momento, ser considerado um prodígio.
Contudo, mesmo após a recusa de Bleach, Kubo não havia desistido de seu projeto. Buscando apoio, ele havia enviado o seu trabalho a diversos mangakás do Japão. E nesta lista, estava incluso aquele que era o seu ídolo: Akira Toriyama, o criador da série Dragon Ball. Após ler a obra de Tite, Toriyama lhe enviou palavras de apoio para que o mesmo não desistisse.
Em 2001, Kubo tentaria novamente a publicação de Bleach. Com certas mudanças no roteiro, a série estava novamente sob avaliação da revista Shonen Jump, e desta vez, foi aceita. Foi assim, que em Agosto de 2001 começava o sucesso de Ichigo e seus companheiros.

Bleach: O começo do sonho!

O primeiro volume de Bleach, publicado pela Shueisha, vendeu mais de 1,25 milhão de cópias, e neste momento o sucesso estava de fato consagrado. Em 2005 a série recebeu o importante título "Shogakukan Manga Award" na categoria Shonen. A série está em exibição na TV Tokyo desde 5 de outubro de 2004.
Num geral, a série conta com 30 volumes compilados, 296 capítulos, 144 Episódios, dois OVAs ("Memories In The Rain" e "The Sealed Sword of Frenzzy") que foram exibidos nas duas últimas "Jump Festa" ? um dos eventos mais importante de animê no Japão ? e, por fim, dois filmes: "Memories of Nobody" e "Bleach: The DiamondDust Rebellion".
A série animada é transmitida todas as quarta-feiras pela TV Tokyo e suas afiliadas por todo o Japão. É co-produzida pelos Studio Pierrot, Dentsu e TV Tokyo, e dirigido por Noriyuki Abe. A primeira fase da série animada, que seguia o roteiro do mangá, teve 63 episódios, após isso, até o episódio 109 foram exibidos fillers que tinham como propósito deixar que o novo arco de histórias continuasse se desenvolvendo no mangá enquanto o animê continuava a ser transmitido. Caso isso não tivesse ocorrido e a série animada tivesse alcançado a cronologia do mangá, talvez Bleach tivesse de parar a sua exibição por um tempo.
Na América Latina, os direitos da série estão por conta da empresa VIZ Media que já lançou 20 volumes do mangá na América do Norte. Em dezembro de 2006, o mangá atingiu o TOP 10 de vendagem, e com o volume 17 em fevereiro de 2007 foi o mangá mais vendido. Com bons resultados, a VIZ expandiu o seu mercado em relação a Bleach, em março de 2006, ela adquiriu os direitos de produtos e da série animada.
A versão americana de Bleach foi ao ar pelo canal do Canadá YTV no programa chamado Bionix, no dia 8 de setembro. Na noite seguinte, Bleach ia ao ar pela Cartoon Network, no bloco Adult Swim ? que é famoso por não censurar as séries exibidas. Conseqüência disso foi que, em 2006, Bleach foi indicado para os prêmios de melhor mangá e de melhor tema no American Anime Awards e em 2007 para melhor mangá, melhor ator, melhor design de DVD e melhor tema. Em terras brazucas, até o fechamento desse artigo, a série estava sendo dublada mas a data de estréia não havia sido definida.



Bleach: Hollows Parte 2 
Dando continuidade a matéria sobre os Hollows, agora é hora de entrar em detalhes e falar sobre os Arrancar...

O Arrancar
Trata-se de um Hollow que teve sua estrutura externa e interna alteradas através de métodos que lhe deu uma contraparte Shinigami. O único meio conhecido para tanto é o uso do Hougyoku, criação do Shinigami Urahara Kisuke.
O Houyokou é um artefato que é capaz de remover os limites da alma de um Hollow, agregando à mesma os poderes de um Shinigami. Ao ser submetido ao Hougyokou, o Hollow normalmente adquire uma forma humanóide (exceto em caso de não ser transformado em uma forma madura, chamada de Imago). Além da forma humanóide, o Arrancar também irá adquirir um instrumento que anteriormente era exclusivo dos Shinigamis: uma Zanpakutou. Não há informações sobre o método que os Arrancar utilizam para fazer com que a sua entidade Shinigami se subjulgue à entidade Hollow.
As máscaras são quebradas, sendo quase que inteiramente removidas. O Hollow recupera a sua capacidade intelectual ? até mesmo no caso dos Gillians ? e ainda possuem os "buracos" em seus corpos. Também amplificam e adquirem novas técnicas, dentre elas poderíamos citar:

Cero: Rajada de energia extremamente densa que é liberada pelos Menos. A potência desse golpe tem se mostrado a maior dentre as técnicas de Bleach até o momento, ocasionando morte certa (por completa destruição do corpo) caso atinja efetivamente a vítima. Aparentemente, pode ser disparada por qualquer parte do corpo onde se possa reunir energia (até o momento, foi utilizado pela boca, palma da mão e dedos).

Bala: Uma técnica que, semelhante ao Cero, consiste no disparo de energia pura em forma de rajada (mais especificamente, de projéteis). Apesar do poder destrutivo de Bala ser significantemente inferior ao de um Cero, sua velocidade é vinte vezes superior à deste. Até o momento só foi disparada pelas mãos de seu usuário. Não se sabe se é exclusiva de Arrancar ou se Menos normais também podem utilizá-la.

Hierro: Habilidade natural dos Arrancar, consiste em uma pele incrivelmente resistente. A energia dos Arrancar corre sob sua derme, conferindo a esta um incrível poder defensivo contra ataques externos. A energia pode ser condensada em pontos específicos para aumentar a resistência desses locais. Obviamente, quanto mais poderoso o Arrancar, maior a resistência de seu Hierro.

Negación: Habilidade dos Menos para conduzir aliados de volta ao Hueco Mundo em segurança. Um raio de energia que forma um longuíssima barreira de quatro lados. Ela desce dos céus por uma abertura feita pelos Menos, originada no Hueco Mundo, e chega até o local onde o inimigo está. A barreira é perfeita, uma vez que separa os meios interno e externo como se fossem diferentes dimensões (impedindo que uma força seja aplicada para destruí-la). Dentro dela, o corpo é elevado até a abertura e retorna ao Hueco Mundo.

Pesquisa: Habilidade de reconhecimento de energia. Após ativada, o usuário torna-se capaz de perceber com imensa precisão as diferentes energias ao seu redor (o alcance parece muito grande), podendo discernir, também, os diferentes níveis de poder das presenças percebidas.

Sonido: A habilidade que os Shinigami batizaram como Shunpo também foi desenvolvida pelos Hollow que a chamaram de Sonido. Não se sabe se é uma técnica exclusiva dos Arrancar, se os Menos podem utilizá-la, ou se qualquer Hollow é capaz de desenvolvê-la. De modo geral, opera permitindo que o usuário move-se a uma velocidade muito superior à normal.

Os Arrancar também possuem a liberação de zanpakutou. Contudo, diferentemente dos Shinigami, que se utilizam da Shikai e da Bankai para liberarem todo o poder de suas lâminas, até o momento eles possuem apenas um nível de liberação chamado de Resurrección(Ressurreição). Esta liberação traz à tona todo o real poder de ataque de um Hollow que o Arrancar possui, fazendo com que sua aparência humanóide dê lugar a uma mais semelhante a sua aparência inicial Hollow; para voltar à forma humanóide é preciso selar a zanpakutou.

A classificação
Os Arrancar se dividem em três categorias:

Numeros: Que são os Arrancar em sua ordem de criação a partir do número 10. Neste caso, a forma com que são ordenados não é relativa ao poder que possuem e sim ao momento em que nasceram.

Espada: A Elite do Hueco Mundo, até o momento. Chamados também de "Grupo das 10 Espadas", são ordenados de forma crescente pelo seu poderio. Possuem o número respectivo à sua posição como Espada tatuado em seus corpos.

Privarón Espada: Arrancar que já estiveram no "Grupo das 10 Espadas" e que foram rebaixados por terem surgido Arrancar mais poderosos que eles. São chamados de "Três Cifras", por possuírem números acima de 100 como posição.

As línguas românticas
Os termos referentes ao Hueco Mundo normalmente são palavras de línguas românticas, como romeno, italiano e, especialmente, o espanhol que está sempre presente na definição de termos e também para nomes de personagens Hollow.  Termos como Bala, Cero, Espada, Vasto Lorde, Numeros, Negación, Resurrección e outros, são todos provenientes do idioma hispânico.

Bleach: Locais Parte 1 

Abaixo você poderá conferir uma matéria especial, dividida em 3 seções mais importantes. Dentro de cada seção, você também encontrará mais informações sobre os locais! E também irá notar que alguns lugares não dispõem de informações muito precisas, isso é porque ainda não foi explorado o bastante no animê/mangá.


Cidade de Karakura

A Cidade de Karakura é onde Ichigo reside com a sua família. Não há muito o que dizer da cidade em si, já que é igual todas as cidades que estamos acostumados a ver, claro, com exceção de que não é todo dia que se vê um Hollow andando por aí. A Shinigami designada para proteger esta área é Kuchiki Rukia. E mais tarde na série, quem protege a cidade enquanto Ichigo e seus amigos estão na Soul Society são os Karakura Super Heros.

Liderados por Don Kanonji, Karin (Irmã de Ichigo), Kon (Alma modificada), Jinta (Empregado de Urahara), Ururu (Empregada de Urahara) e a não menos importante Yuzu (Irmã de Ichigo) irão proteger a cidade, dispensando a ajuda de qualquer Shinigami que tenha sido designado para proteger aquela área na ausência de Ichigo (ou Rukia). Boa parte do começo de Bleach ocorre toda aqui, abaixo uma relação de lugares que conhecemos durante o inicio da saga:

Kurosaki Clinic (Clínica Kurosaki): Aqui funciona uma clínica médica cujos donos são os Kurosakis. Além disso, acima da Clínica se encontra a residência de Ichigo e de sua família. Local onde Rukia fica durante sua estadia na Terra.


Karakura High School (Escola Superior de Karakura): Boa parte da primeira temporada ocorre aqui, é aqui que conhecemos os amigos de Ichigo, inclusive Inoue, Sado e Uryuu. É uma escola normal, como todas as outras.


Karakura Elementary School (Escola Primária de Karakura): Escola onde Yuzu e Karin estudam.


Urahara Shouten (Loja do Urahara): O personagem mais misterioso da série aparece por aqui. A loja possui uma aparência normal, como qualquer outra loja da cidade. Entretanto, ali se encontra a maior loja de contrabando de itens relacionados a Shinigamis existente. De alguma forma, Urahara consegue itens diretamente da Soul Society e vende em sua loja com a ajuda de Jinta, Ururu e Tessai. Além disso, abaixo da loja, se encontra um enorme subterrâneo que foi criado para que Urahara pudesse treinar (É nesse local que Ichigo treina antes de ir à Soul Society).


Hueco Mundo

Assim como existe a Soul Society que é chamada na série certas vezes de "céu", existe o seu oposto: O Hueco Mundo, que poderíamos chamar de "inferno". É daqui que surgem os inimigos mortais dos Shinigamis: Os Hollows. Uma vez que uma alma que não tenha recebido o seu funeral adentra as terras do Hueco Mundo o seu destino como um Hollow é certo.

Assim como os Shinigamis na Soul Society, aqui os Hollows são os únicos que podem caminhar livremente entre os dois mundos. Não existe um lugar específico para que se abra uma passagem para o Hueco Mundo, isso pode acontecer em qualquer lugar (como acontece dentro do quarto de Ichigo).

O Hueco Mundo está sendo explorado de uma forma mais ampla nos capítulos mais atuais do mangá. No exato momento não se conta com muitas informações a respeito.

Bleach: Locais Parte 2 
Dando continuidade a nossa matéria especial sobre os principais locais de Bleach, vamos falar do lugar mais importante da série, a Soul Society ? a Sociedade das Almas.


Soul Society
A Soul Society (Sociedade das Almas) é o local mais importante de Bleach. Como um todo, é o lugar onde as pessoas vivem com suas almas uma nova vida após a sua morte na Terra. Também chamada de "céu", a Soul Society é o lugar onde as almas estão a salvo de qualquer mal.

Formada por átomos espirituais, é aqui onde surgem os Shinigamis, aqueles que também são conhecidos por manter o equilíbrio. A quantidade de almas existentes na Soul Society e a existente no mundo dos homens nunca muda. E isso mantém o equilíbrio entre os dois mundos, que se caso for abalado acarretará no fim do mundo.



Apenas os Shinigamis tem livre acesso entre a Soul Society e o mundo dos humanos, somente eles podem vagar entre um e outro sem quaisquer problemas. Além disso, espalhadas por toda a Soul Society, existem 4 grandes Casas Nobres, as famílias responsáveis pelas casas são:

- Família Shihouin (Yoruichi)
- Família Kuchiki (Byakuya)
- Família Shiba (Kaien, Kuuaku e Ganjuu)
- Família Ukitake (Juushirou)*

*A família Ukitake é nobre. Mas não há confirmação que esteja dentre as 4 grandes Casas Nobres. Mas como é a única outra família nobre a ser citada no Mangá, é considerada (ainda que não oficialmente) como uma das 4.

Rukongai:
É o primeiro lugar onde ficam as almas que foram conduzidas até a Soul Society. Está localizada em torno da Sereitei. É o lugar mais pobre e Livre da Soul Society, além de ser o local aonde vivem a maior quantidade de almas.

E também em Rukongai, a maioria das pessoas vivem em famílias de pessoas desconhecidas, já que o local e tempo das pessoas que morreram, ali, estão misturados. Dificilmente as pessoas consegue encontrar parentes que morreram primeiro ali.

Na questão de espaço geográfico, em toda a Rukongai (Norte, Sul, Leste e Oeste) existem 80 Quadras, a Quadra 1 é o local mais seguro de lá, enquanto a número 78 é a mais perigosa (a quadra 78 foi o local onde Rukia, Renji e seus amigos viveram desde criança). A única forma de se sair de Rukongai de forma correta, é se tornando um Shinigami.

Os muros que dividem a Rukongai da Sereitei possuem 4 portões, onde cada um é protegido por um Guerreiro escolhido pela Soul Society. Abaixo estão listados os nomes dos portões e os seus Guardiões:

Guardião                   Nome do Portão     Direção
Danzou-Maru           Kokuryou               Portão do Norte
Hiko Nyuudou          Shuway                 Portão do Sul
Kaiwan                   Shouryuu               Portão do Leste
Jidanbou                 Hakutou                Portão do Oeste

Sereitei:
Sem sombra de dúvidas é o lugar mais importante da Soul Society. Aqui é onde as almas de Rukongai treinam para se tornarem Shinigamis. Para adentrar a Sereitei só existe duas formas: Sendo um Shinigami ou tendo uma licensa especial, não há como destruir o muro que a envolve, já que ele é feito de uma rocha chamada Sekki que é rara até mesmo na Soul Society. Esta rocha tem a capacidade de bloquear qualquer tipo de ataque criado a partir de poder espiritual, já que ela emite ondas que dissolvem o poder espiritual na parte atingida. E através destas ondas, se forma uma barreira esférica em torno da Sereitei. Que não permite que nada vindo por terra ou por céu, ou até mesmo pelo subterrâneo seja capaz de adentrar a Sereitei.

Escola Central de Técnicas Espirituais:
Localizada dentro da Sereitei, éo primeiro passo para se tornar um Shinigami. A entrada na escola não é fácil, você só será aceito como um estudante após passar por vários exames, e se passar, enfim poderá deixar de viver em Rukongai e passará a viver na Sereitei.

A formação que a escola fornece vai desde se aperfeiçoar em manejar uma Zanpakutou até o aprendizado das Artes Destrutivas (Kidous). A escola é assistida por postos específicos dos 13 Esquadrões. Ao se formar, a escola encaminhará o recém Shinigami para um destes esquadrões.

Gotei 13 - As 13 Divisões
A parte mais importante da Sereitei, as 13 Divisões. Aqui é onde o Shinigami começa a exercer as suas funções. Cada Divisão é responsável por uma determinada área e também por determinadas funções dentro da Soul Society. O posto máximo de uma divisão é o posto de Capitão, que são os mais poderosos Shinigamis da Soul Society, e logo abaixo deles estão os Vice-Capitães (Tenentes) que além de manter o equilíbrio entre os dois mundos, também são responsáveis pela ordem (através da força ou não) dentro da Soul Society.

O Capitão da 1ª Divisão, é responsável também pela administração das demais 12 divisões. Ainda que não seja o comando supremo dentro da Soul Society, ele é quem repassa as ordens dos 46 Governantes aos Shinigamis e é também aquele que realiza as reuniões.

Vale lembrar que cada divisão se situa em um local diferente da Sereitei, em um grande quartel general, e também que cada uma tem a sua própria organização interna.

Chyuuou 46 Shitsu - Os 46 Governantes Centrais
Localizada dentro da Soul Society é O Governo da Soul Society. É aqui onde todas as leis e tudo que envolvem os Shinigamis e a Soul Society são decididos. As decisões tomadas aqui são irrevogáveis e inquestionáveis, um Shinigami jamais deve se opor à uma ordem do Governo, caso o faça será considerado um traidor.

O local é de acesso restrito, e apenas os seus integrantes podem permanecer lá dentro. Não se tem muitas informações a respeito de quem eram as pessoas que cuidavam desta parte já que elas apenas aparecem mortas no mangá.

As Facções:

Instituto de Pesquisas da Sereitei: Comandado por Kurotsuchi Mayuri, aqui é onde todas as funções em relação à pesquisas e desenvolvimento de tecnologias da Sereitei são realizadas. Anteriormente foi comandada por Urahara Kisuke, que fôra expulso da Soul Society após desenvolver um Gigai que não podia ser rastreado.

Onmitsu Kidou (Divisão de Espionagem): Liderada por Soi Fong. Não se tem muitas informações a respeito desta facção. Mas levando em consideração o nome, deve ser a facção responsável pelos trabalhos relacionados à investigação e à segurança da Soul Society. Há algum tempo atrás, esta facção era comandada por Shihouin Yoruichi, que após sumir da Soul Society perde seu lugar como líder e então automaticamente a sua mais fiel aprendiz, Soi Fong ocupa seu lugar.

* Keigun (Grupo de Punição): Este grupo é considerado o número 1 dentre os outros 5 grupos da Onmitsu Kidou, encarregados de executar e assassinar qualquer um que não respeitasse as leis impostas pela Soul Society (Os 46 Governantes Centrais) e também de acompanhar Hollows, como espiões. Da mesma forma que o Onmitsu Kidou, o Keigun também tem como líder Soi Fong e no passado teve Shihouin Yoruichi.

* Grupo de Guardas de Escolta: Grupo de Shinigamis que protegem o líder do Onmitsu Kidou.



Senzaikyu
Uma enorme torre branca que é localizada ao centro da Sereitei. Dentro desta torre está localizada uma cela, com uma janela onde você pode ver quase toda a Soul Society. Uma vez dentro da Sensaikyu não se é capaz mais de sentir qualquer presença espiritual e também não é permitida a comunicação. Quando alguém é enviado a Senzaikyu, é com o fim de que reflita sobre todos os seus erros e que não os repita nunca mais. O que não fica claro é se apenas pessoas que serão executadas vão para esta cela "especial", como foi o caso de Rukia.


Soukyoku
Teoricamente, seria o local onde Capitães que tenham de alguma forma infringido de forma irreversível as leis da Soul Society são executados. A Soukyoku é formada de um mastro e também de uma enorme lança. Uma vez ativada, a Soukyoku se transforma em uma enorme ave de fogo (Kikou), que ao atacar aquele que está para ser executado, produz uma força que pode ser comparada com 1 milhão de Zanpakutous. Somente o Capitão da 1ª Divisão em conjunto com Shinigamis devidamente treinados, são capazes de ativar a Soukyoku. Não deveria haver formas para se parar a Soukyoku uma vez que esta está ativa, contudo um artefato criado pela família Shiouhin é capaz de fazê-lo.


Bleach: Shinigami Parte 1

Os Deuses da Morte em Bleach (Parte 1)

Outros animês já utilizaram antes a denominação de Shimigami (que literalmente significa Deuses da Morte), dentre eles podemos citar o atual e bem cotado Death Note. Mas o que seria um Shinigami? Seria aquele que possuí o poder da morte, literalmente dita, seria alguém que comanda o mundo dos mortos? Em Bleach temos uma visão que nos remete a vários exemplos do que seria a definição de Shinigami pelo autor Kubo Tite.


Os Shinigami em Bleach têm como tarefas certificarem-se de que as almas, Plus que não conseguiram fazer a transição para a Soul Society após a sua morte, alcancem o seu destino. Como adicional, existe uma que talvez fosse mais importante quanto a guiar as almas que se perderam de seus caminhos: proteger a Terra e estas mesmas almas de espíritos que foram corrompidos pelo mal e se transformaram em monstros conhecidos como Hollow, purificando-os!

E é nesse contexto que toda a trama do animê se desenvolve. Designada para a proteção da cidade de Karakura, Kuchiki Rukia, uma Shinigami da Soul Society, irá destruir os Hollow e guiar as almas para onde devem ir após a sua morte. Sentindo a presença de um Hollow próximo à área que patrulhava, ela então dá início à sua busca pelo espírito maligno, é aí que tem-se o primeiro contato da mesma com o protagonista, Kurosaki Ichigo, que foi capaz de vê-la derrotando um Hollow.
  
A Soul Society e os Shinigami

Pessoas podem possuir esperança,
Porque seus olhos são incapazes de ver a morte.

Os Shinigami são aquelas almas que possuem um grande Poder Espiritual e podem despertar todo o seu poder adormecido, são chamados de Deuses da Morte. A única forma de se tornar um Shinigami é através da Academia Shinigami, criada pelo Comandante das 13 Divisões, Yamamoto Genryuusai Shikeguni. Portadores de Zanpakutou, eles possuem três tarefas distintas e que devem ser cumpridas:

Devem realizar o Funeral de Alma, para que os Plus sejam conduzidos para a Soul Society

Devem destruir Hollow utilizando de suas zanpakutou

Devem zelar pelo balanço de almas entre os dois mundos: Terra e Soul Society.

A Soul Society está dividida em duas áreas: Sereitei e Rukongai, sendo a área de Rukongai destinada à ala mais pobre da Sociedade Espiritual, enquanto a Seireitei se reserva apenas para as moradias daqueles que se formaram na Academia Shinigami e foram reconhecidos como tais. Os Shinigami, em sua grande maioria, tiveram a mesma trajetória da massa da Soul Society: eles morreram na Terra e após receber o funeral de almas foram enviados a Rukongai e de lá se inscreveram na Academia, se convertendo posteriormente em Shinigami e adentrando os portões da Seireitei.Subentende-se que cada Shinigami, ao se formar, tem o domínio parcial das quatro técnicas básicas de batalha:

Zanjutsu: Habilidade da manipulação de espadas. Com esta técnica de luta, os Shinigami aprendem a manusear as suas zanpakutou em um combate.

Hakuda: Habilidade para se lutar com as mãos nuas. Em outras palavras, com a aquisição desta técnica os Shinigami são capazes de continuar uma batalha mesmo sem suas Zanpakutou.

Houhou: Esta técnica está diretamente ligada à movimentação de um Shinigami e influi diretamente em sua velocidade. É através disto que os Shinigami podem desenvolver o Shunpo (Passo Relâmpago), que permitem que se movam de um lugar ao outro, num piscar de olhos.

Kidou: São técnicas utilizadas tanto para efeitos de ataque quanto de defesa/restrição. O aprendizado destas técnicas se dá unicamente na Academia Shinigami. Para a utilização dos Kidou é necessário um Ritual de Invocação, que é diretamente ligado à eficácia de um ataque. A utilização de um Kidou sem o seu Ritual de Invocação pode vir a deixar o ataque mais fraco. As Artes das Trevas são divididas de duas formas:

Hadou: Recursos de luta utilizados para atacar o oponente, variam de um número de 1 à 99, a cada número, o Hadou se torna mais poderoso e também mais difícil de se dominar.

Bakudou: São recursos auxiliares em uma luta. Técnicas utilizadas para defesa, restrição e outras funções referentes aos Shinigami. E assim como no Hadou, se tornam mais poderosos e complexos a cada número que se passa.


As Zanpakutou
A maioria das de Zanpakutou, também conhecidas como Ceifadoras de Alma, se parecem com Katanas. Cada Shinigami possui uma e em cada uma delas reside um avatar. As Zanpakutou são as principais ferramentas de um Deus da Morte; é por meio dela que os Hollow são purificados e que as almas são conduzidas para a Soul Society através do Funeral de Alma.

Os Avatares, são espíritos que nasceram em uma Zanpakutou a partir do poder de seu utilizador, além disso, cada um desses espíritos possui um nome que, posteriormente, será como a lâmina ficará conhecida. Eles também são únicos e influem diretamente na forma que a espada irá assumir após as suas liberações. As liberações da Zanpakutou se dão pela união em batalha do utilizador e do avatar outrora criado, e são elas:

Shikai: Liberação Inicial. Ao descobrir o nome do avatar de uma Zanpakutou, o seu utilizador está habilitado a utilizar o Shikai. Contudo, não é tão simples quanto parece. Quando criados, cada espírito escolhe um nome para si, então, somente se o Shinigami puder se comunicar efetivamente com o avatar é que ele estará apto a ativar o Shikai. Quando ativada, a liberação inicial irá mudar quase que por completo a aparência da espada. A partir deste momento, o poder de seu utilizador irá aumentar consideravelmente, já que ele não está mais lutando sozinho.

Bankai: Liberação Final. É a mais poderosa liberação da Zanpakutou e apenas alguns poucos Shinigami foram capazes de desenvolvê-la. Consiste em poder materializar o Avatar e lutar contra o mesmo. A derrota do Avatar para o seu utilizador faz com que o mesmo se subjulgue ao Shinigami, liberando todo o seu poder. Novamente aqui temos uma mudança quase que por completo da aparência da espada.

Bleach: Shinigami Parte 2 

Os Deuses da Morte em Bleach (Parte 2)

Dando continuidade a matéria anterior sobre os Deuses da Morte (Shinigami) em Bleach, falaremos agora das organizações e outras informações curiosas sobre estes personagens.


As Organizações da Seireitei

         Após se formar na Academia Shinigami, o Deus da Morte poderá escolher por diversos caminhos a serem seguidos dentro da Seireitei, no que diz respeito ao seu poderio militar. São eles:

As 13 Divisões: A parte mais importante da Sereitei, as 13 Divisões. Aqui é onde o Shinigami começa a exercer as suas funções. Cada Divisão é responsável por uma determinada área e também por determinadas funções dentro da Soul Society. O posto máximo de uma Divisão é o posto de Capitão, que são os mais poderosos Shinigami da Soul Society, e logo abaixo deles estão osTenentes, que além de manter o equilíbrio entre os dois mundos, também são responsáveis pela ordem (por meio da força ou não) dentro da Soul Society.

Capitães: Divididos em 13, eles têm como prioridade comandar todo o seu esquadrão. Tarefas destinadas aos capitães são raras. Apenas tarefas de suma importância requerem a presença dos mesmos. Para se tornar um capitão, só existem três maneiras:

1- Um teste prático, chamado de Taishuu, envolvendo outros três capitães. Este teste deverá ser realizado na presença de Yamamoto Genryuusai, capitão da Primeira Divisão e também responsável pelo controle de todo o Gotei Jyuusantai (13 Divisões).

2- Ser recomendado por outros 6 capitães. E que dentre os demais 7 capitães, pelo menos 3 aprovem a entrada. Em outras palavras, precisa-se do aval de 9 capitães.

3- Derrotar um capitão já nomeado na frente de 200 membros das 13 Divisões.

Tenentes: Também estão em 13, sendo um para cada Divisão. A eles são conferidas tarefas de média-importância e também responsabilidades envolvendo as papeladas de cada divisão. A forma de se chegar ao posto de tenente é ser escolhido por um capitão. Não se sabe se há algum teste para este posto, mas é o segundo mais importante posto nas 13 Divisões.

O capitão da 1ª Divisão é responsável também pela administração das demais 12 divisões. Ainda que não seja o comando supremo dentro da Soul Society, ele é quem repassa as ordens da Central dos 46 Governantes, que é o poderio legislativo supremo da Soul Society, aos demais. A seguir uma lista das Divisões, seus capitães e tenentes:



Divisão/      Capitão/   Tenente:
01ª Divisão/  Yamamoto Genryuusai/ Sasakibe Choujirou
02ª Divisão/  Soifon/  Ohmaeda Marechiyo
03ª Divisão/  Ichimaru Gin/   Kira Izuru
04ª Divisão/  Unohana Retsu/  Kotetsu Isane
05ª Divisão/  Aizen Sousuke/   Hinamori Momo
06ª Divisão/  Kuchiki Byakuya/   Abarai Renji
07ª Divisão/  Komamura Sajin/   Iba Tetsuzaemo
08ª Divisão/  Kyouraku Shunsui/   Ise Nanao
09ª Divisão/  Tousen Kaname/   Hisagi Shuuhei
10ª Divisão/  Hitsugaya Toushirou/  Matsumoto Rangiku
11ª Divisão/  Zaraki Kenpachi/   Kusajishi Yachiru
12ª Divisão/  Kurotsuchi Mayuri/  Kurotsuchi Nemu
13ª Divisão/  Ukitake Juushirou/  Shiba Kaien



Milícia Secreta (Onmitsu Kidou): Presidida por Soifon, capitão da 2ª Divisão. Não se tem muitas informações a respeito desta facção. Mas levando em consideração o nome, deve ser a facção responsável pelos trabalhos relacionados à investigação e à segurança da Soul Society. Há algum tempo atrás, esta facção era presidida porShihouin Yoruichi, que após fugir da Soul Society perde seu lugar como líder e então e tem seu posto preenchido por sua discípula Soifon. A Milícia Secreta se divide em cinco brigadas, das quais só temos informações sobre uma:

Primeira Brigada: Keigun: Está é a brigada mais importante do Onmitsu Kidou. Encarregados de executar e assassinar qualquer um que vá contra as ordens da Central dos 46 Governantes. Da mesma forma que o Onmitsu Kidou, o Keigun também tem como líder Soi Fong e no passado teve Shihouin Yoruichi.

Instituto de Desenvolvimento Tecnológico: Aqui é onde os estudos da Soul Society são feitos. Pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos são tarefas que os Shinigami que aqui trabalham assumem. O fundador deste instituto foi Urahara Kisuke e atualmente é comandado por Kurotsuchi Mayuri. Uma curiosidade é que a presidência desta organização está sempre ligada ao capitão da 14ª Divisão.

Grupo de Desenvolvimento de Técnicas: De acordo com o nome, esta organização é a responsável pelo desenvolvimento das técnicas Shinigami. Não se tem muitas outras informações a respeito.

Central dos 46 Governantes: O local mais restrito de toda a Soul Society. Tudo o que diz respeito à Sociedade Espiritual é decidido aqui. Formado por um grupo de 46 governantes se destaca como sendo a organização mais importante.
 
Guarda Real: Uma outra organização muito importante. São os Shinigami encarregados da proteção do rei da Soul Society.


As Grandes Casas

         Há ainda aquelas almas que nascem na Soul Society, e a estas é dado o título de nobres. Dentre estes nobres, existem quatro famílias que têm uma maior importância dentro da Soul Society, e são intituladas como: As Quatro Grandes Casas, que devem servir de exemplo para todos os demais Shinigami.

Casa Kuchiki (Kuchikike): Após a morte de seus pais, aparentemente é Byakuya quem assume a liderança da casa Kuchiki. É a mais tradicional das famílias nobres da Soul Society. Possuem leis internas de regimento da Casa e também são considerados como aqueles que mantêm a lei e a ordem. Kuchiki Byakuya é o mais poderoso dos membros já existentes da Casa Kuchiki, por ter sido o único a conseguir dominar com maestria a Bankai.

Casa Shihouin (Shihouinke): A única pessoa que nos é apresentada desta família é Yoruichi. Antes de fugir da Soul Society ela possuía o título de Princesa da Casa Shihouin (Tenshi Heishou). Ao que parece, a Casa Shihouin sempre foi servida pela Casa Fong (que também é uma casa nobre e é a Casa à qual Soifon pertence). De acordo com Soifon existem outros membros da Casa Shihouin vivos, os quais não foram apresentados até agora na história, sendo assim, não é possível dizer quem a dirige neste momento.

Não há informações sobre quais seriam as 3ª e 4ª casas. Uma curiosidade é que no databook foi dito que antes haviam Cinco Grande Casas, mas que com o rebaixamento da casa Shiba elas passaram a ser apenas quatro. Além das Grandes Casas, existem diversas outras famílias nobres menores, como são as famílias UkitakeOhmaeda.

Casa Shiba (Shibake): Casa a que pertencia ao Tenente da 13ª Divisão, Shiba Kaien. Membros conhecidos, atualmente vivos: Shiba Ganjuu e Shiba Kuukaku. Os motivos para que esta Casa tenha sido rebaixada são desconhecidos.

Conclusão
         Por fim, podemos concluir que mesmo chamados de Deuses da Morte, os Shinigami desempenham um papel em nenhum momento relacionado ao lado maligno do título. São na verdade aqueles que zelam pela Terra e que a mantêm em equilíbrio. Como não podem ser vistos por humanos normais, desempenham os seus papéis sem afetar a vida humana.


Bleach: O autor Kubo Tite

"Enquanto fazia o terceiro ano do colegial tive meu primeiro contato com mangás. Não possuía nenhum conhecimento de como desenhar um mangá - eu nem sabia que era preciso fazer rascunhos primeiro - então eu só desenhei direto no papel e mandei para a Weekly Shonen Jump para participar de um concurso. Acabei não ganhando, mas eu recebi um telefonema de um dos editores sugerindo uma parceria". ? Kubo Tite, em entrevista comentando como foi seu primeiro contato com mangás.


Nascido em 26 de Junho de 1977, Noriaki Kubo é um prodígio. Em 1999 já apresentava seu primeiro trabalho, Zombie Powder na edição 34 da Shonen Jump. Mesmo sendo um feito, a série não obteve grande sucesso e foi cancelada após seu quarto volume, mas isso não mudava o fato de o talentoso jovem ter chegado já a tanto. Diz-se que Kubo passava por problemas pessoais, e isso teria contribuído para o fato do fracasso da publicação.

Pouco tempo depois, Kubo Tite (pseudônimo adotado por Noriaki, e pelo qual é conhecido) criou seu novo mangá, o nosso Bleach, apresentando-o à Shonen Jump, para uma eventual publicação. Porém, o trabalho foi recusado (!) por apresentar semelhanças demais com YuYu Hakushô. Ainda assim, Bleach que fora mostrado à escritores independentes, foi bastante elogiado e Kubo Tite foi incentivado a continuar com o projeto. E um desses escritores foi ninguém menos que Akira Toriyama, de quem Kubo é fã incondicional. Toriyama mandou palavras de incentivo e inspiração ao autor de Bleach e, bem, não precisamos nem dizer como ele deve ter se sentido.

Tentando novamente e inspirado para tal, Tite conseguiu que Bleach fosse publicado, em 2001, se tornando um grande sucesso da revista. Atualmente com sua obra na TV Tokyo e com êxito em todo o mundo, Kubo Tite, que se mostrou genial com tão pouca idade, tem um estilo bem direto, com humor, ação e bastante inteligência, tornando-se um notável mangaká no estilo Shonen.
 
Curiosidades:

- Fã da cultura ocidental, Kubo é um admirador do extinto grupo Nirvana e o nome "Bleach" seria (entre outros significados) também uma homenagem ao primeiro álbum do grupo.

- Outra curiosidade interessante do mangá, é que cada um dos volumes lançados vem com um poema feito pelo próprio Kubo e que reflete o que irá acontecer durante aquele volume inteiro. Poderíamos citar o poema do Volume 2 de Bleach, chamado de GOODBYE PARAKEET, GOODNITE MY SISTA (Adeus papagaio, boa noite minha irmã)hito ga kibou o mochieru no wa (Pessoas podem possuir esperança) / shi ga me ni mienu mono de aru kara da (porque nossos olhos são incapazes de ver a morte).

- Na edição definitiva de Dragon Ball Z, Kubo Tite foi convidado a fazer um desenho especial, com o seu estilo de traço. Abaixo, veja a imagem:





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curtir